Praxe
Há muito tempo que penso em escrever um post sobre este tema e desisto sempre. A principal razão para o fazer é porque provavelmente quem o ler não vai entender o que estou a escrever (e não é por erros de escrita) e vai achar que eu não tenho mais nada para fazer na vida. Mas depois do dia de ontem eu não resisto e tenho mesmo que escrever isto.
Praxe: Dura praxis, sed praxis.
Para começar quero deixar claro o que isto quer dizer. É o lema da praxe e significa "A praxe é dura mas é praxe" e é uma adaptação de um provérbio romano "Dura lex sed lex".
De início esta frase quer dizer isto mesmo... No início do primeiro ano académico não se conhece ninguém (os sortudos lá vão conhecendo), está-se deslocado do ambiente familiar, não se conhece a faculdade, salas, modo de funcionamento, nada. É uma autêntica queda de pára-quedas. Depois aparecem um grupo de gajos todos vestidos de preto com mocas e uma colher de pau enorme a perguntar se se quer ser pela praxe. Quando se olha em volta estão todos a pensar: "Não faço ideia. Mas 'bora lá. Porque não?"
De repente começa tudo aos berros... A situação dá uma volta de 180º (sim, porque eu sou daquelas pessoas que acha que quando se diz que algo deu uma volta de 360º ficou no mesmo!!!) e no fim do primeiro dia dói tudo mas já conheces alguém.
No segundo dia a coisa alivia um bocado mas ainda assim... E já conheces mais duas pessoas.
Aos poucos e poucos a praxe passa a ser algo espetacular e conheces todos do teu ano e alguns de outros anos.
A dada altura a praxe já não é algo que aguentas mas que adoras.
E depois tens momentos como latada, dia do caloiro, serenatas, jantares, festas, queima, cortejo, baptismo, julgamento, juramento, orais (e podia continuar a enumerar) onde o pessoal está todo abraçado a chorar porque aquilo realmente é bonito.
Praxe é sentimento, não obrigação nem algo que se ature ou engule para depois trajar e fazer os outros sofrerem...
Eu tenho pena daquelas pessoas que ficaram felizes por passarem a tribuna e "deixarem finalmente" de serem caloiros porque eu e todos os do meu curso (pelo menos a maioria) teve pena e chorou por passarem a trinbuna, não de alegria ou comoção mas de tristeza por deixarmos de sermos caloiros.
Nunca mais nas nosas vidas vamos ter um ano tão bom e bonito como este foi. Este ano de faculdade marcou todos pelo bom sentido e é algo que se vai guardar não num canto na memória mas bem no fundo do coração.
Nunca mais vou olhar para algo roxo, para os leões (da praça), passar pelos clérigo, aliados, coordoaria, tantos sítios, sem que me lembre deste ano.
Isto tudo para dizer que todos aqueles anti-praxe têm os seus motivos e as suas razões de ser e todos são livres das suas escolhas, mas se há algo que ODEIO é que metam tudo no mesmo saco. Se estão contra uma determinada praxe numa faculdade que vocacionem esse raiva toda para ela e que a tentem mudar para algo melhor, agora que não se ponham com tretas (porque todos os motivos dados são tretas) para o pessoal que não conhece a praxe e que os influencia a serem anti-praxe.
Essas pessoas deviam era estar muito caladinhas, mas mesmo caladinhas, se possível enfiadas numa casa e fechada a sete-chaves porque o que devia acontecer é que cada uma devia experimentar e SE não gostarem desistirem.
Isto sempre foi possível e sempre será, mas estarem a influenciar terceiros num aspecto negativo é que eu não suporto, porque podem estar a fazer com que eles percam o melhor ano (não é um dia, nem uma semana, são meses!) da vida deles...
Tudo bem que existem exageros nalgumas casa. Existem sim e eu não os nego... Mas o problema é que isso não é praxe, é uma autêntica estupidez, a praxe não consiste nas notícias que se ouvem na televisão mas sim no espírito que se vê quando os estudantes saem à rua.
A todos aqueles que vão entrar na faculdade e que são pela praxe deixem-me que vos dê um conselho. Vivam aquilo ao máximo porque garanto-vos que não se arrependem!
1 comentário:
QUEM QUER UMA ORAL NA/DA PRAXE?
http://notasemelodias.blogspot.pt/2013/06/notas-as-orais-de-prache-praxe-wtf.html
Enviar um comentário